top of page

DICAS PARA REDUZIR GASTOS NA SUA EMPRESA


  1. Controle o seu estoque

Existe um ditado que diz: “estoque parado, dinheiro parado”. E nada poderia ser mais verdadeiro do que essa afirmação. Quando você mantém produtos armazenados por muito tempo, além do risco de que eles se deteriorem, também há a incidência dos custos necessários para manter adequadamente esses itens.

Portanto, é preciso que você saiba controlar a armazenagem e o fluxo de produtos inativos ou que têm pouca saída. Quando um item se enquadra nessa condição, o melhor é estudar uma forma para que ele saia dessa situação ou, caso não haja outra solução, procurar excluí-lo do seu mix.

Melhor não ter um produto com uma baixíssima saída do que mantê-lo encalhado no estoque, gerando custos e ainda um grande risco de perda da mercadoria e do investimento.

2. Otimize o processo de compras

Uma das formas de reduzir ou eliminar os problemas com o estoque parado é a otimização do processo de compras. Basicamente, você deverá rever os procedimentos que são realizados como, a verificação de estoque, além de analisar a real necessidade de aquisição de cada item, considerando quantidade e perecibilidade.

Assim, é possível evitar que produtos com pouca saída sejam comprados em demasia e ainda garantir o estoque de outros itens com mais saída, evitando que acabem antes de hora.

Afinal, pior do que arcar com o custo de armazenagem de produtos que ficam empacados no estoque é perder uma venda pela falta de determinado item. Se o processo de compras estiver bem alinhado, isso dificilmente acontecerá.

3. Identifique e reduza a necessidade de retrabalhos

Os retrabalhos são outra espécie de gargalo que você precisa identificar e corrigir, pois além de obrigar a utilização desnecessária de materiais, também vão ocupar parte do tempo dos seus colaboradores. Afinal, os retrabalhos geralmente obrigam os profissionais a deixar de realizar uma atividade para executar outra que já havia sido concluída, mas, que por um erro cometido por ele ou um terceiro, teve que ser refeito.

Se isso for constante, avalie a necessidade da contratação de SERVIÇOS TERCEIRIZADOS para sua empresa.

4. Automatize os processos

Por fim, outra forma de cortar custos de maneira eficiente em sua empresa é por meio da automatização de processos. Isso fará com que as ações tomadas em seu negócio sejam mais ágeis e integradas e permitirá que a empresa economize com a contratação de pessoal, além de tornar o trabalho mais ágil, possibilitando que os funcionários da sua empresa dediquem mais tempo para estudar sobre as suas atividades ou assumir outros compromissos.

Além disso, a automatização de processos também possibilitará que você tenha informações confiáveis acerca dos gastos realizados em sua empresa, facilitando a identificação de gargalos, a participação direta nos processos de compra e verificação de estoques.

Assim, é possível ter um controle efetivo sobre todas as ações tomadas em sua empresa, sem que você esteja passando em cada setor verificando o trabalho de cada um dos seus colaboradores.

Fonte: Microuniverso


Featured Posts
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page